Cirurgia Plástica, , o que é e quando é recomendada?
Cirurgia plástica é uma especialidade médica cirúrgica, que tem como objetivo efetuar alguma alteração, restauração ou reconstruir alguma parte do corpo humano.
A cirurgia plástica é o procedimento que mais cresce, pois houve também um crescente aumento das pessoas em busca de melhorias físicas para elevar a sua autoestima.
Quais os tipos de Cirurgia Plástica?
O tipo de cirurgia plástica indicada, vai depender do motivo pelo qual o paciente busca esse procedimento que pode ser:
- Estético: Tem como objetivo melhorar a aparência física de alguma parte do corpo que causa desconforto emocional ao paciente.
- Reparador: Tem a finalidade de corrigir alguma parte do corpo que foi afetada por algum acidente como queimaduras e lesões traumáticas, inclui também a reconstrução do seio após cirurgia para retirada de tumor.
Como escolher um Cirurgião Plástico?
O cirurgião plástico é o profissional fundamental na realização dos procedimentos cirúrgicos, por isso opte sempre por um profissional que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois ele vai te garantir segurança, ética e qualidade no procedimento realizado sendo essencial para atingir o resultado esperado.
Quais os tipos de cirurgia plástica estética mais realizadas?
A cirurgia plástica estética vem trazer vários benefícios para vida de homens e mulheres, pois quando feitas essas melhorias no corpo o paciente melhora a auto estima , as relações sociais e a saúde.
Vamos conhecer um pouco sobre algumas cirurgias estéticas mais realizadas:
- Lipoaspiração : é a retirada do excesso de gordura do corpo,um procedimento realizado nas mulheres e nos homens, mais procurado para região abdominal, mas pode ser feita em várias partes do corpo como braços, coxas, papadas, dentre outras:
- Mamoplastia de aumento: muito procurada pelas mulheres que têm seio pequeno é um procedimento que consiste em colocar prótese de silicone que aumenta o volume do seio. Também é indicada para mulheres que desejam regular o volume ou o volume do seio perdido durante a amamentação.
- Mastopexia: procedimento utilizado para retirada do excesso de pele das mamas devido à flacidez por idade ou emagrecimento, normalmente é realizado junto com a mamoplastia para se obter um melhor resultado.
Abdominoplastia: um procedimento realizado para retirada do excesso de pele e de gordura localizada na região do abdômen, além de firmar os músculos enfraquecidos.
- Ginecomastia:é uma cirurgia para correção das glândulas mamárias masculinas, que atinge quase metade dos homens, esculpindo o peitoral masculino.
- Rinoplastia: umas das cirurgias mais realizadas, em homens e mulheres corrigindo o septo nasal, melhorando a respiração, esse procedimento é utilizado também na harmonização facial devolvendo a auto estima.
- Otoplastia: também conhecida como orelha de abano, esse procedimento pode ser realizado em pacientes a partir dos 5 anos de idade para evitar bullying, deixando a aparência mais natural.
- Gluteoplastia: consiste em colocar prótese de silicone no bumbum para deixa-lo com um tamanho maior.
As cirurgias reparadoras mais realizadas são:
- Reconstrução mamária: procedimento realizado para reconstruir a mama nas mulheres que perderam a mama devido ao câncer de mama, devolvendo confiança e qualidade de vida às pacientes.
- Bariátrica: esse procedimento é indicado para retirada do excesso de pele após o paciente perder muito peso com a cirurgia bariátrica.
Devo ou não fazer cirurgia plástica?
Antes de decidir realizar ou não um procedimento cirúrgico, procure um cirurgião que vai tirar todas as suas dúvidas e te deixar seguro sobre o procedimento a ser realizado, pois o objetivo da cirurgia é melhorar sua auto estima e bem estar.
Visite nosso Instagram ou conheça mais sobre cirurgia plástica em nosso Blog.